[Semana da Consciência Negra] Conceição Evaristo

 Foto: Facebook oficial da autora
Olá leitores!

📌Continuando a nossa Semana da Consciência Negra, alguns escritorxs negrxs, que tem como objetivo celebra a nossa Negritude, fomentando e divulgando às suas produções, incentivando para que cada vez mais vocês busquem e conheçam as obras desses autorxs que durante muito tempo foram apagados do meio literário.

📌 Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre Conceição Ecaristo... Dona de escrita muito forte, ela como uma mulher negra, usa da sua escrita para denunciar o apagamento que a população negra sofreu no decorrer da história, fazendo a sua voz ser ouvida. Ela costuma chamar de transgressão, eu chamo aqui de resistência, pois com a sua escrita decidida, destemida, direta e belíssima se fez ser ouvida, não só aqui no Brasil, também no mundo. Hoje não há como negar importância dela no cenário literário e para a Literatura Negra brasileira.

📌 Maria da Conceição Evaristo de Brito, nasceu em Belo Horizonte – MG, no ano de 1946 (73 anos). De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Conceição Evaristo começou a publicar seus textos aos 44 anos quando teve contato com Grupo Quilombhoje. Hoje possui várias produções publicadas, dentre elas destacamos Becos da memória (2006), Poemas da recordação e outros movimentos (2008) e Ponciá Vicêncio (2003) sua obra mais conhecida, todas elas abordam temas como, a condição social da população afro-brasileira, racismo, questão de gênero entre outros. ☕📚😍💜

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus