[Opinião] Série - Segunda Chamada

Foto - Instagram: @cafecomlivrossp
Olá Leitorxs!

Estreou na Rede Globo de Televisão uma nova série com o nome de “Segunda Chamada”. Escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini, direção artística de Joana Jabace, a série vai apresentar ao público as dificuldades encontradas na escola pública, tendo como foco o ensino de jovens e adultos–EJA, retratando o dia a dia de pessoas e que utilizam dessa modalidade de ensino para ter uma nova chance de estudar.

✔ Inicialmente a série me chamou atenção pela temática, quem já trabalhou no EJA conhece bem os desafios desse segmento e o quanto os profissionais da educação precisam se desdobrar na tentativa de driblar os problemas cotidianos da escola, a demanda dos alunos, que em sua maioria trabalham o dia inteiro, tendo como única opção o ensino noturno, e ao mesmo tempo oferecer uma educação de qualidade. Ademais, a escola pública em que a trama é ambientada, tem o nome de uma das maiores escritoras do país, Carolina Maria de Jesus, nesse sentido, o enredo tem tudo a ver com a homenageada, a vida da própria Carolina sempre influenciou nas suas produções que sempre deu ênfase às coisas do seu cotidiano, transformando tudo o que a rodeava em poesia.

✔ A série teve uma estreia muito bonita, mas, cabe salientar que por se tratar de uma obra de ficção, alguns pontos precisam ser debatidos e pontuados, pois, conhecemos muito bem a realidade das escolas públicas brasileiras e o quanto o trabalho dos professores ainda é desvalorizado, esses ainda sofrem com diversas violências, seja dentro do ambiente escolar ou fora dele, por meio de ações que precarizam ainda mais o trabalho que muitas vezes já é difícil. Dito isso, todo o discurso da série precisa ser visto por um olhar crítico, levando em consideração o cenário educacional brasileiro. Contudo, achei uma série muito boa, bem escrita, com atores de peso e belíssimas interpretações, acredito que valha a pena acompanhar. Até mais queridxs!! ☕📚😍💜

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus