[Semana da Consciência Negra] Carolina Maria de Jesus
Foto: Agência O Globo |
Olá leitorxs!!
✔ Hoje vamos iniciar a semana da Consciência Negra, postarei alguns escritorxs negrxs, que já passaram por aqui ou não, para celebrar a Negritude, fomentando e divulgando às suas produções, incentivando para que cada vez mais vocês busquem e conheçam as obras desses autorxs que durante muito tempo foram apagados do meio literário.
✔ E como não poderia deixar de ser, a escritora que abre a nossa semana é Carolina Maria de Jesus, não é só pelo fato de que ela seja a minha escritora favorita e sim por acreditar que os seus escritos ainda são pouco vistos e estudados, tendo em vista a importância que ela tem para a Literatura Negra no Brasil.
✔ Carolina Maria de Jesus nasceu na cidade de Sacramento em 14 de março de 1914. Semianalfabeta, frequentou apenas dois anos da escola primária, período esse que despertou o seu gosto pela leitura. Passou boa parte da sua juventude em Sacramento em companhia da sua mãe, mas, em decorrência de problemas em sua cidade natal, muda-se para São Paulo – SP e vai morar na favela do Canindé, onde escreve a sua obra mais famosa e com a ajuda do jornalista Audálio Dantas lança o seu primeiro livro - Quarto de despejo: diário de uma favelada. Carolina morreu em 13 de fevereiro de 1977 em decorrência do agravamento dos sintomas da asma, hoje é considerada um dos expoentes da Literatura Negra do Brasil.
✔ “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, principal livro da autora, surge no cenário literário em uma época em que o mercado editorial era composto em sua maioria por escritores brancos. Rompendo barreiras e alcançando um lugar entre os grandes, Carolina Maria de Jesus, a escritora improvável, revolucionou a literatura brasileira, firmando-se com uma das escritoras negras mais importantes do Brasil. Algumas postagens sobre ela já foram feitas aqui em nosso blog, apresentando as diversas faces da sua poética e a importância que o seu texto assume ainda nos dias de hoje, seja pela sua natureza documental ou pelo tom de denúncia, características essas que a transformaram em uma das grandes referências da literatura negra no país. ☕📚😍💜
Até mais queridxs e Boas leituras!!
Comentários
Postar um comentário