[Discussão] Livro x Adaptação

Foto - Instagram: @cafecomlivrossp
Olá Leitorxs!!

✔ Hoje eu vou falar sobre um tema que divide a opinião dos amantes da literatura... “Livro X Adaptações”. Dito isso, usei como base a última adaptação para o cinema do livro “Assassinato no Expresso do Oriente” - Agatha Christie, produzida em 2017, com direção de Kenneth Branagh. Tendo no elenco nomes como o próprio Kenneth, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer.

✔ Acredito que adaptar obras conhecidas e queridas por fãs da autora, existem pontos altos e baixos. Enfim, após a (re)leitura, assisti novamente ao filme e pude reparar com mais clareza alguns dos pontos que incomodaram aos fãs. Vamos a eles:

🎬 O enredo no filme foi seguido fielmente, inclusive o modo brutal como o assassinato ocorre e o desfecho dado pela autora. Porém, sendo Agatha Christie uma escritora detalhista, o filme deixou escapar algumas minúcias que poderiam ter sido mais explorados, exemplo, as cenas que seguiram durante a investigação, aconteceram rapidamente e acabou atrapalhando o andamento do filme, ficando muito compacto.

🎬 Hercule Poirot, interpretado pelo Kenneth Branagh, do detetive fora deixado de lado suas particularidades, as manias excêntricas apareceram pouco e isso chateou os fãs das obras da rainha do crime.

🎬 Por fim, a cena em que Poirot revela o assassino. No filme, foi feita uma cena externa e não em uma das cabines ou espaço reservado rompendo com uma “tradição” da autora que reúne todos em uma sala ou um espaço menor, para Poirot apresentar as suas deduções do caso e revelar o assassino.

✔ Estes foram alguns pontos que eu pude perceber e quis compartilhá-los com vocês. Contem pra mim se vocês gostam das adaptações ou sentem que no produto final elas deixam um pouco a desejar? ☕📚😍💜

Beijos e boas leituras!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus