[Semana da Consciência Negra] Machado de Assis
Machado de Assis - Foto retirada da internet |
Olá Leitorxs!
📌 Nossa Semana da Consciência Negra continua, nosso objetivo ao retratar esse tema é celebrar a nossa Negritude, fomentando e divulgando às suas produções dos vários autorxs negrxs, incentivando para que cada vez mais vocês busquem e conheçam essxs autorxs e obras que durante muito tempo foram apagados do meio literário.
📌 Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, faleceu em 29 de setembro de 1908. Machado de Assis como ficou conhecido, foi um escritor brasileiro, negro, mesmo tendo a sua identidade negra durante muito tempo silenciada, ele é considerado o maior nome da literatura brasileira. Aclamado como gênio, ele está ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.
📌 Dono de uma extensa obra, é um dos percussores do Realismo no Brasil com a publicação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas no ano de 1881 (meu livro favorito). Escritor também de “Dom Casmurro”, “Quincas Borba”, “Memorial de Aires” dentre outras obras muito conhecidas e amadas pelos amantes da literatura, Machado de Assis foi crucial para o surgimento de movimentos literários que aconteceram no século XIX e XX. Alcançou, ainda em vida, grande prestígio, principalmente pela inovação na temática apresentada em suas obras, passando por diversos temas, inclusive temas espinhosos, como as relações sociais da sua época, influenciando a literatura até os dias de hoje.
📌 Vale a pena conferir o legado desse imortal da Literatura Brasileira, contemplando toda a totalidade da sua obra... Vocês já leram alguma coisa do autor?? Conta pra gente... ☕📚😍💜
Comentários
Postar um comentário