[Resenha] Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis - Jarid Arraes - Ilustrações: Gabriela Pires

Capa do Livro - Editora Pólen - Foto Repordução: Instagram: @cafecomlivrossp
Olá leitorxs!! 

Hoje eu trago para vocês a resenha do livro “Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis” autoria de Jarid Arraes e com ilustrações de Gabriela Pires. Esse é o primeiro contato que eu tenho com a escrita da autora, embora, acompanhe aqui no ig várias resenhas positivas sobre as suas obras. Então, vamos ao que interessa! 

Conheci esse livro em uma feira literária e fiquei muito curioso, pois, falar sobre mulheres, negras e brasileiras com uma linguagem tão acessível como a do cordel, achei a ideia genial. O cordel que por sua vez é uma manifestação cultural tipicamente brasileira, mais precisamente da região nordeste, claro que ela pode ocorrer em outras regiões do Brasil, mas a sua força maior se concentra na região nordeste. 

Sobre o livro, quinze mulheres extraordinárias, que mesmo sendo vítima do racismo que acomete a nossa sociedade e sempre buscou apagá-las da memória do nosso país, ressurgem como fênix e são contadas em 15 cordéis muito bem produzidos. Assim, nessa obra você irá conhecer Antonieta de Barros, Aqualtune, Carolina Maria de Jesus, Dandara, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Laudelina de Campos, Luísa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata e Zacimba Gaba.

Por fim, é uma obra incrível. Acredito que a dificuldade de encontrar materiais sobre mulheres negras na história brasileira, tenha sido a motivação maior da autora na sua busca para dar voz à essas personalidades. De forma brilhante, Jarid nos leva a um passeio pela vida dessas mulheres, mulheres que durante muitos anos foram esquecidas e apagadas da história brasileira, mesmo tendo elas realizado façanhas incríveis e que muito contribuíram para a vida social na sua época e posteriormente, deixando um legado inestimável de luta e resistência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus