[Coleção Folha] - Assassinato no Expresso do Oriente e Cai o Pano - Agatha Christie

Capa dos livros - Coleção Folha
Nova coleção Coleção Folha com o tema Agatha Christie já está entre nós... "Assassinato no Expresso do Oriente" e "Cai o Pano: o último caso de Poirot" são os volumes 1 e 2 dessa coleção... Confiram as postagens semanais e conheçam um pouco do universo incrível da "Rainha do crime".


Agatha Christie - Rainha do Crime - Foto retirada da internet
Agatha Christie nasceu em 1890 em Torquay, Inglaterra. Ao longo da sua vida escreveu mais de setenta livros, em sua maioria no gênero romance policial, tornando-se a romancista mais vendida de todos os tempos. Suas tramas, sempre muito bem desenhadas, contribuíram para esse sucesso e hoje ela faz parte do coletivo literário, sendo umas das poucas escritoras que conseguem transitar entre vários espaços, agradando aos públicos mais diversos.

Hercule Poirot é a sua maior criação. Trata-se de um detetive belga, baixinho, cabeça oval, bigode enorme, muito meticuloso, perfeccionista e cheio de manias, que foi escolhido pela autora para estrelar quase todos os seus romances e contos. Com Poirot, não há crime que fique impune. Abaixo o enredo dos dois primeiros livros da Coleção Folha:

📘Título: "Assassinato no Expresso do Oriente"


📗🔍❤Enredo: Na Turquia, Hercule Poirot recebe um telegrama pedindo que retorne o mais rapidamente possível a Londres. Então, o detetive embarca no Expresso do Oriente, que àquela altura, já se encontrava lotado. No meio do caminho, o trem expresso, enfrenta uma grande nevasca, atrasando um pouco a viagem e para completar, durante a madrugada, um passageiro, nada popular, foi cruelmente assassinado. Assim, todos os passageiros do trem tornam-se suspeitos e cabe a Poirot descobrir o culpado por aquele crime bárbaro.

“Assassinato no Expresso do Oriente” é uma das mais famosas de Agatha Christie. A história ganha força após o assassinato do Mr. Ratchett, com isso, ela vai nos levando a caminhos diferentes, com um final que consegue surpreender a todos. Igualmente aos outros livros, o grande mote da história é a maneira como Hercule Poirot conduz as investigações, até finalmente encontrar o(s) suspeito(s). A narrativa é fantástica, fluida e muito envolvente, provando que o título de “Rainha do Crime” concedido à Agatha Christie, não foi lhe dado sem motivo. No decorrer da história, pequenas pistas nos vão sendo reveladas, transportando o leitor para o cenário do crime, como se o mesmo estivesse contribuindo para o desvendar do caso. Para quem ainda não leu Agatha Christie, sugiro que comece com essa obra, ela tem o poder de nos iniciar no universo dos romances policiais. 🕵️‍♂️🔍📚

📘 Título: "Cai o pano"

📚📗🔍Enredo: Poirot convida o capitão Hastings a retornar ao local onde eles fizeram a primeira investigação, a mansão Styles. Nessa altura da vida, o detetive está velho, um pouco debilitado e usando cadeira de rodas. A antiga mansão se transformou em uma hospedaria. Hercule Poirot muito perspicaz, percebe que entre os hospedes ainda tem um assassino e o que era pra ser um reencontro entre velhos amigos, logo se transforma numa busca eletrizante e os dois se juntam para resolver esse caso, antes que haja mais uma vítima.

Cai o pano” é um dos melhores livros da escritora, e um dos meus favoritos também, não só pela história envolvente, mas também pelo final impactante que a obra possui. Agatha Christie consegue ser, mais uma vez, brilhante. Quem gosta de romance policial, sabe como funciona a dinâmica das histórias, quando temos certeza que o assassino será descoberto, as cartas são embaralhadas novamente e novos suspeitos aparecem no leque de cartas, confundindo ainda mais a nossa cabeça. Enfim, sofri um pouco ao final da obra, pois sentia como se um ciclo se encerrasse em minha vida, sem dar muito mais detalhes, é um livro que eu indico para vocês, caso queria acompanhar todas as aventuras de Poirot, sugiro que deixe “Cai o pano” por último, tenho certeza que o final irá te surpreender. 🔍📘🤗

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus