[Resenha] - O Xangô de Baker Street - Jô Soares

Capa do livro - Selo Companhia das Letras - Foto - Instagram: @cafecomlivrossp
Olá Leitorxs!!

O primeiro livro da nossa #tbr concluído com sucesso. “O Xangô de Baker Street” é um romance policial do escritor, ator, humorista e apresentador de televisão Jô Soares, publicado pela Companhia das Letras.

A história no livro se passa no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro do final do século XIX. Na passagem da grande atriz francesa Sarah Bernhardt pelo Rio de Janeiro, um misterioso roubo acontece, um violino Stradivarius verdadeiro da Baronesa de Avaré, Maria Luíza desaparece, e que foi presente do imperador Dom Pedro II, para a moça. A grande atriz, sugere então que o imperador convide o detetive Sherlock Holmes para investigar o caso. Na mesma época, assassinatos cruéis começam a acontecer, uma prostituta é morta, tenho as orelhas decepadas e uma corda de violino é deixada sobre o corpo da vítima em um lugar muito peculiar. O detetive então, é convidado pelo delegado para ajudar a resolver o caso.

É uma história com traços de comédia e de tragédia, nela temos um Sherlock Holmes encantado com o Brasil, aproveitando de todas as delícias que o país oferece, porém, o senso de dedução do detetive encontra-se prejudicada tanto pelo calor, como pelo excesso de cannabis usado por ele, que conhece aqui, usado por ele.

Contendo uma linguagem rebuscada, o livro é muito envolvente e divertido, e mesmo com a linguagem utilizada, não atrapalha em nada a leitura. À medida que os misteriosos assassinatos vão acontecendo, o escritor consegue nos entreter e em determinados momentos, nos faz prender a respiração. As referências históricas também são muito bem apresentadas e contextualizadas, fazendo piada com a utilização do termo "serial killer” sugerindo que o primeiro assassino em série surgiu aqui.

Por fim, é um livro muito divertido, muito bem escrito, demonstrando o quão o autor é talentoso, não foi uma leitura maçante, várias reviravoltas aconteceram no decorrer da história, culminando num final pouco usual em histórias policiais, vale a pena conferir e se divertir um pouco com a passagem do grande Sherlock Holmes pelos trópicos. ☕📚😍💜

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus