[Leitura compartilhada] Um defeito de Cor - Ana Maria Gonçalves – Primeiras impressões - Pág. 9 – 72]
Capa do livro - Editora Record |
Começando hoje a nossa discussão e impressões sobre o livro “Um defeito de cor”. Nessa primeira parte lemos o primeiro capítulo e iniciamos o segundo.
O livro é narrado em primeira pessoa, Kehinde, africana que veio escravizada para o Brasil e baseado em fatos reais, como afirma a autora no prólogo da obra. Ela optou, demonstrando toda a seriedade do seu trabalho, em abrir o livro contando como descobriu na Bahia, os documentos que originaram a história. Portanto, temos passagens verídicas e outras criadas por ela, deixando no ar a dúvida, se os eventos narrados, não se tratam na verdade, da vida da mãe de um dos poetas negros mais famosos do Brasil, Luiz Gama.
Nesse primeiro capítulo ela narra a sua vida quando criança na cidade de Salvalu, Reino de Daomé-África, enfatizando as consequências da morte da sua mãe e do seu irmão, o que resulta na partida dela, sua irmã gêmea, Taiwo, e a sua avó para uma cidade longínqua de nome Uidá, situada no litoral africano.
Saindo da sua terra natal, elas vão em busca de vida nova e conseguem se arranjar em Uidá, mas, novamente surpreendidas pelo destino, Kehinde e Taiwo, são capturadas (sequestradas) para serem escravizadas e a avó, para não se separar das netas, rende-se e enfrenta junco com elas essa viagem, que também é narrada finalizando no desembarque e as impressões sobre a nova terra.
Essa primeira parte é muito emocionante, algumas cenas relatadas são muito fortes e tristes, mesmo assim a autora consegue nos envolver na história, numa escrita muito bem elaborada, nos deixando curiosos acerca do que vem a seguir, logo não conseguimos para de ler.
Outra coisa importante é o contato com a cultura africana. As palavras em iorubá nos aproxima muito da cultura, principalmente da religião, revelando também a influência dela em nosso vocabulário. Por fim, é um livro magnífico, por hora, não sei se tenho outra palavra para defini-lo. Vamos aos próximos posts. ☕📚😍💜
Comentários
Postar um comentário