[Leitura compartilhada] - Um defeito de cor - Ana Maria Gonçalves - Impressões - Pág. 201 – 263
Capa do Livro - Editora Record |
Olá leitorxs!! Hoje é o nosso quarto post dedicado às impressões do livro “Um defeito de cor”. Continuando a nossa análise, terminamos o quarto capítulo e iniciamos o quinto.
Após a morte do sinhô e de mudar para a capital, Salvador, Kehinde agora tem um novo desafio na vida: um filho. Já instalados, morando em um Solar em Salvador, a jovem mãe, tenta entender tudo que aconteceu na sua vida nos últimos anos. A sinhá, que logo se afeiçoou ao menino, fez durante um tempo, a paz reinar no Solar.
Sentindo cada vez mais a necessidade de se reconectar com as suas raízes africanas, Kehinde sente o desejo de “batizar” o seu filho conforme a tradição da sua terra, antes do batismo na religião católica. Ela, com a ajuda de Nega Florinda, consegue um babalorixá para a realização da cerimônia. Falando sobre a cerimônia, é um ritual lindo, no qual o nome da criança é revelado. Esses detalhes da cultura africana, deixam o livro muito interessante, nos fazendo mergulhar e conhecer um pouco mais dos costumes vindos da África.
Continuando, ao sair escondido com o filho do Solar, Kehinde atraí a irá da sinhá ao ser descoberta. Num ato de completa maldade, a sinhá, para afastar a mãe do filho, aluga os serviços da escrava, o que lhe possibilita ter contato com a cultura inglesa e aprender o inglês. Por ironia do destino, ela é obrigada a voltar para a casa da sinhá, onde conhece um escravo novo, pelo qual se apaixona e percebendo os olhares da patroa para ele, começa a usar disso para fazer ciúme, tornando a convivência entre as duas insuportável.
Um novo capítulo se inicia na vida Kehinde, ela se torna escrava de ganho e a sua proximidade com Francisco, namorado, e mais dois escravos que viviam na casa, a colocam cada vez mais próximo dos ideais de liberdade que já tomavam conta da capital. A medida que evoluímos no livro, a história vai ficando mais intrigante, prendendo totalmente a nossa atenção. Aguardemos aos próximos capítulos. ☕📚😍💜
Comentários
Postar um comentário