[Autora do mês de março] Respondendo a Tag do(a) autor(a) favorito(a) - Vem conferir as respostas!!
📸: Foto reprodução - BlogdoIMS |
Olá leitorxs!!
📌 Hoje eu vou responder uma tag super bacana que eu encontrei no ig da @estantedabinha e que casa perfeitamente com a nossa homenageada do mês, é a #tagdoautorfavorito. Confiram as respostas e conheçam um pouco mais sobre a minha autora favorita.
📘 Qual seu autor(a) favorito(a)?
✔ Carolina Maria de Jesus, novidade nenhuma, rs.
📘 Qual(is) gênero(s) ela escreve?
✔ Carolina ganhou destaque na literatura em 1960, ao lançar o seu relato (Quarto de despejo: diário de uma favelada), retratando o cotidiano da favela do Canindé, temas como a fome, racismo, e o sofrimento causado pela invisibilidade social dessa população, estão presentes em sua obra. Mas, ao contrário do que muitos pensam, Carolina vai à além dos seus famosos diários, ela possui uma vasta produção literária como contos, peças de teatro, poemas e músicas, grande maioria não lançado e por isso ainda desconhecido do grande público.
📘 Como e quando você a conheceu?
✔ A Conheci em 2018, em uma palestra no Senac Francisco Matarazzo, a palestrante falava sobre a expulsão dos negros do centro da cidade de São Paulo, citando Carolina, mostrando a sua contribuição para o entendimento do tema, pois, a população da favela do Canindé fez parte da política de higienização da cidade de São Paulo.
📘 Qual foi o 1º livro que você leu dela?
✔ Quarto de despejo: diário de uma favelada, tem RESENHA sobre o livro em nosso blog.
📘 Qual o último livro que você leu dela?
✔ “Antologia Pessoal”, lançado em 1996, obra que reúne poemas de Carolina Maria de Jesus, organizado por José Carlos Sebe Bom Meihy, publicado pela Editora UFRJ.
📘 Qual o último lançamento dela?
✔ Em vida sua última obra publicada foi “Provérbios” (1963), já “esquecida”, Carolina publica de forma independente mais um dos seus diversos livros escritos. Diversas obras póstumas foram publicadas, como “Diário de Bitita”, o mais recente lançado foi Meu sonho é escrever – Contos inéditos e outros escritos organizado por Rafaella Fernandez e apresenta textos não publicados da autora.
📘 Quantos livros dela você tem?
✔ Físico tenho 4, sem contar biografias ou trabalhos acadêmicos acerca dos seus livros. Digital, não necessariamente e-books, tenho 6. Após o lançamento de “Quarto de Despejo” e “Casa de Alvenaria”, Carolina passa por um processo de apagamento, como se a sua obra não tivesse relevância para a literatura, por isso livros como “Pedaços da Fome” e “Provérbios” são raros de ser encontrados e muito caros também.
📌 Essas são as minhas respostas, espero que vocês tenham gostado, fiquem a vontade para responder a tag e nos marcar para conhecermos um pouco sobre os autores favoritos de vocês.
Até mais queridxs!☕📚😍💜
Comentários
Postar um comentário