[Resenha] A hora da estrela - Clarice Lispector

Capa do livro - Editora Rocco - Foto reprodução - Instagram: @cafecomlivrossp
Olá leitrxs!

✔ Falando em mulheres fortes, mulheres que atravessaram o tempo e fizeram história, hoje eu trago para vocês a resenha de um dos clássicos da nossa literatura, “A hora da estrela”, obra de uma das maiores escritoras brasileiras, Clarice Lispector.

📌 Obra póstuma de Clarice Lispector, romance que narra a história de Macabea, uma alagoana e datilografa, que após a morte da sua tia, migra para o Rio de janeiro em busca de uma vida melhor. Os eventos são narrados em primeira pessoa, pelo autor fictício Rodrigo S.M, o texto traz discussões filosóficas acerca da vida humana.

📌 Fiz a releitura desse clássico, o primeiro contato que tive com a obra, eu estava na faculdade e de lá para cá, quase dez anos se passaram e é incrível perceber como amadurecemos, e como as leituras assumem sentidos diferentes a cada releitura e nos mais variados momentos das nossas vidas. Nessa releitura, o meu olhar sobre Macabea recaiu sobre a profundidade da personagem dentro do enredo, afastando-a totalmente da visão anterior de pena pela vida “sofrida” ou pela não-vida, que ela tinha.

📌 É um texto curto, com uma narrativa fluida numa linguagem simples, que mais parece uma conversa entre autor e leitor, mas, que não deixa e lado a expressão poética da autora. Em “A hora Estrela” acontece um certo distanciamento estético em relação a outras obras de Clarice, porém, como era de se esperar de um texto clariciano, a busca do ser, a tentativa de entender os mistérios mais profundos do ser humano, a escrita intimista, o jeito poético em falar da existência e o foco no psicológico, são características personificadas em Macabea, que à primeira vista, não demonstra obter tais complexidades dentro de si.

✔ Enfim, é um livro incrível, uma das obras do vasto catálogo de Clarice Lispector que vale muito a pena conferir.

❓❓ E vocês queridxs, conheciam a obra? Já leram alguma coisa da Clarice? Conta pra gente nos comentários!!
.
Até mais e boas leituras sempre! ☕📚😍💜

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus