[Indicação] 6 filmes dirigidos e/ou roteirizados por mulheres

Foto reprodução - Instagram: @cafecomlivrossp
Olá leitorxs!!

✔ Quando falamos sobre cinema, percebemos um universo ainda dominado por produções dirigidas em sua maioria por homens, brancos. Tomemos como exemplo a cerimônia do Oscar, evento que acontece anualmente, sendo organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, tendo como objetivo premiar os melhores filmes, ator/atriz, diretor(a) dentre outras categorias, todos os anos é acusado de marginalizar mulheres e negrxs nas suas escolhas para concorrer nessas categorias, trazendo sempre à tona o debate sobre a ausência de diversidade nas produções. Como esse mês foi dedicado às mulheres, hoje apresentarei para vocês filmes, entre curtas e longas-metragens, dirigidos e/ ou roteirizado por mulheres. Vejam as nossas escolhas abaixo:

⚠⚠ Antes de assistir, não esqueçam de verificar a classificação iniciativa de cada um!

O dia de Jerusa (2014)
🎬 Direção e roteiro: Viviane Ferreira. Esse curta narra a história de Jerusa, interpretada por Léa Garcia, que está preparando a sua festa de aniversário de 77 anos, e ao receber em sua casa uma pesquisadora de opinião tudo muda. De maneira bem simples, o filme debate sobre raça, gênero e solidão.

Era o Hotel Cambridge (2016)
🎬 Direção: Eliane Caffé. Misturando ficção e realidade, o filme debate sobre a questão da moradia, utilizando como cenário o Hotel Cambridge, ocupado por brasileirxs e refugiados sem teto, demonstrando um pouco da luta por moradia digna na cidade de São Paulo.

Cores e Botas (2010)
🎬 Direção e roteiro: Juliana Vicente. Ambientado nos anos 80, numa época em que o sonho de todas as meninas era ser uma das paquitas da Xuxa. Mas, como realizar esse sonho se você não encaixa nos padrões impostos? Esse curta debate a questão da representatividade e a sua importância na criação subjetiva do sujeito.

Que horas ela volta? (2015)
🎬 Direção: Anna Muylaert. Drama protagonizado por Regina Casé, e debate a relação entre os patrões e as empregadas domésticas, fazendo uma crítica à desigualdade social brasileira.

Kbela (2015)
🎬 Kbela (2015) - Roteiro e direção: Yasmin Thayná. Na busca se “descobrir” negra sem se preocupar com os padrões que são impostos, esse Curta que retrata a valorização da beleza negra utilizando como plano de fundo, a transição capilar.

Democracia em Vertigem (2019)
🎬 Direção: Petra Costa. Filme indicado ao Oscar 2020, na categoria melhor documentário, e mostra a questão política no Brasil de forma bem pessoal, passando pelo primeiro mandato do primeiro mandato de ex. Presidente Lula, o impeachment da ex. Presidenta Dilma, chegando na polarização política brasileira.

✔ Essas foram as nossas dicas, espero que tenham gostado.
.
❓❓ Conta aqui nos comentários, se você já assistiu algum desses filmes e que achou?

Até mais queridxs! ☕📚😍💜

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus