[Resenha] Água de barrela - Eliana Alves Cruz

Capa do livro - Editora Malê - Foto reprodução - Instagram: @cafecomlivrossp
Olá leitorxs!!

✔ Às vésperas de comemoração do “Dia Internacional da Luta pelos Direitos das Mulheres” (08 de março) e tendo em nosso blog esse mês inteiro para homenageá-las, nada de melhor do que abrir essas homenagens trazendo a resenha do livro da Eliana Cruz, “Água de barrela”.

📌 Com uma escrita leve e envolvente, ela utiliza a história da sua família e do Brasil para desenhar sua narrativa, passando pelo processo de transformação do nosso país desde o período escravocrata, quando os seus primeiros familiares são capturados em África e trazidos para o trabalho forçado no Brasil, percorrendo as leis abolicionistas (Lei do ventre livre e Lei Áurea), chegando até meados do século XX.

📌 Uma coisa que me chamou a atenção nessa obra, é o olhar para as pessoas subalternizadas, e é pelo olhar delas que a história é contada. Pra mim essa foi uma leitura bem pessoal, na qual, em diversos momentos eu me vi chorando (fazia tempo que isso não acontecia), com os relatos descritos nas páginas desse livro. Foi estranho e ao mesmo tempo esclarecedor, pensar em como a vida da minha mãe, mulher negra, diversas vezes se misturava com as vidas dessas mulheres, até então desconhecidas. E ao mesmo tempo que isso me causou estranheza, abre ainda mais os meus olhos para a questão racial brasileira, notando como essas histórias se repetiam e ainda se repetem na vida das mulheres, em sua maioria negras, que são abandonadas, ou que mesmo casadas, não possuem o apoio necessário para se sustentar e sustentar os filhos e são obrigadas à jornadas duplas, triplas de trabalho para minimamente sobreviver.

✔ Assim, a forma sútil e a trama bem construída pela autora para recontar a sua trajetória familiar é genial. com perspicácia e inteligência, ela consegue nos prender em seu mundo, nos fazendo mergulhar na sua história e dando visibilidade a vozes que sempre foram marginalizadas, conferindo a essa obra, em todos os seus aspectos, uma importância sem igual.

Uma super dica para ler não só esse mês, mas o ano inteiro.

Até mais queridxs e boas leituras sempre. ☕📚😍💜

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus