[Resenha] Hibisco Roxo - Chimamanda Ngozi Adichie
Capa do livro - Editora - Companhia das Letras - Foto reprodução: @cafecomlivrossp |
Olá leitorxs!
✔ Hoje iremos falar sobre “Hibisco Roxo” da escritora nigeriana @chimamanda_adichie. Livro narrado em primeira pessoa, sob a visão de Kambili, protagonista da história, que narra a sua vida, a experiência com a religião católica e a relação com o pai. Essa relação Nigéria e religião católica, apresentada pela autora, remonta a reminiscência do colonialismo existente nos países que foram colonizados por “brancos”.
📌 Falando sobre a relação com Eugene, o pai, e a família, esse foi um dos pontos que mais me chamou a atenção na história. Temos um homem abastado, religioso, com atitudes extremistas, a ponto de não falar com o pai, por considerá-lo pagão, cometer os mais diversos castigos contra a própria família, pelo medo de ir para o inferno e que estranhamente (ou não), tem uma postura altruísta, ajudando diversas obras de caridade na Nigéria.
📌 Em contrapartida a Eugene, temos a tia Ifeoma e os seus três filhos, ela professora universitária, muito esclarecida, surge como outra possibilidade, servindo como choque de realidade para Kambilli e Jaja, que experimentam outro mundo após passar um período de férias na casa da tia. Esse encontro faz com que eles comecem a questionar e a perceber a situação de abuso e tolhimento que vivem, e esses começam a ter pequenas atitudes rebeldes.
📌 Durante a leitura, as tensões causadas pelo convívio familiar, diversas vezes me deixaram angustiado, cheguei a sentir o meu corpo retraído ao final de algumas cenas. É um livro repleto de emoções, uma experiência com a literatura africana que vale muito a pena, pesado pelos temas que aborda, como extremismo religioso, violência física e psicológica, posição social da mulher, patriarcalismo, entre outros, e que ao mesmo tempo consegue ser leve e sensível pelo modo que o enredo vai sendo conduzindo. Um romance sensível e infinitamente lindo de várias maneiras. Foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, confesso que estou extasiado com a forma singela, verdadeira e potente da sua escrita.
E vocês, conhecem a obra? Já leram algo da Chimamanda Ngozi Adichie? Conta aqui pra gente!
Até mais queridxs!! ☕📚😍💜
Comentários
Postar um comentário