[Indicação] Livro - Libras? que língua é essa? - Audrei Gesser

Capa do Livro - Editora Parábola
O objetivo principal do livro é discutir e refletir sobre assuntos pertinentes à surdez. Nele, a autora responde um questionamento que vem sendo feito há muitos e parece ainda não ter ficado claro em algumas esferas da sociedade” ainda é necessário insistir no fato de que a LIBRAS é uma língua?”.

Assim, ela apresenta elementos que nos fazem repensar sobre o tema e vai desmistificando diversas questões que na sociedade ainda são colocadas erroneamente sobre essa língua. Por exemplo, o mito que a LIBRAS é universal, se ela é mímica, qual termo correto devo usar ao me referir a pessoa surda, além de fazer um panorama básico sobre a identidade e a cultura surda.

Trata-se de um texto acadêmico, e é composto por introdução; três capítulos (I. A língua de sinais, II. O surdo, III. A surdez); e considerações finais. Ademais, é fundamentado a luz de diversos teóricos que estudaram o tema no decorrer do tempo. É um livro muito esclarecedor. Possui uma linguagem simples e de fácil entendimento, ressaltando o seu objetivo principal, apontando também a necessidade de aprender a Libras, sendo ela é o diferencial para a identificação e uma das formas de comunicação do surdo na sociedade.

Dessa forma, Audrei Gesser busca potencializar a voz do surdo, registrando as suas preocupações no livro em questão. Acredito que a obra tem muita relevância e pode alcançar os mais variados públicos, sejam eles estudiosos da área ou simplesmente curiosos.




Sobre a autora:

Audrei Gesser 
Créditos da foto: retirada da internet
Audrei Gesser é Doutora em Linguística aplicada na área de educação bilingue pela UNICAMP e o nome da sua tese é “’Um olho no professor surdo e o outo na caneta’: ouvintes aprendendo a Libras”. Atualmente é professora do curso presencial de Letras/Libras da UFSC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus