[Resenha] Racismo estrutural - Silvio Almeida
Capa do livro - Editora Pólen - Foto reprodução - Instagram: @cafecomlivrossp |
Olá leitorxs!!
✔ “Racismo estrutural” do autor Silvio Almeida é um dos livros que compõem a série “Feminismos Plurais” que tem como coordenação a filósofa e escritora Djamila Ribeiro. Lembrando que a série em questão tem como objetivo principal democratizar o conhecimento, debatendo temas caros à sociedade, por meio de edições a preços populares, possibilitando o acesso de todxs a essas edições. Dito isso, vamos ao que importa!
📌 Em suma o livro trata sobre o racismo, trazendo argumentos que justificam os motivos pelos quais ele é visto dentro da ótica estrutural. Além do tema, que é de extrema importância para a ampliação do debate, o livro também cumpre o papel de informar suscitando uma reflexão mais profunda sobre a questão racial na sociedade brasileira.
📌 O livro expõe, de forma didática e coerente, o racismo estrutural e como ele se manifesta. Possuindo uma linguagem clara e objetiva, no decorrer dos capítulos o autor vai debatendo temas como raça, ideologia política, direito e economia, todos sobre a luz do racismo e como eles implicam na formação e continuação do racismo ainda hoje. Com escrita contundente, Silvio Almeida demonstra os mecanismos racistas existentes, que em sua maioria são velados, mas que resultam na inferiorização da população negra, e que por diversas vezes impossibilitam a ascensão dessa população nos vários segmentos sociais, caracterizando assim, o racismo estrutural presente na sociedade atual.
📌 Alinhado a isso, temos as diversas referências que nos são apresentadas como forma de fundamentar o ponto de vista do autor, revelando tamanho foi o seu trabalho de pesquisa para a realização e escrita do livro. Confesso que em alguns momentos tive dificuldade em avançar na leitura, hora por não conhecer a referência citada e consequentemente ter que pesquisar um pouco mais sobre ela, hora pelo fato das notas de rodapé, que estão situadas no final do livro, o que me obrigava a interromper a leitura para consultá-las.
✔ Ademais, o livro é muito interessante, muito bem estruturado, fundamentando e esclarecedor, sendo obrigatório a leitura para todos que se interessam pela temática e buscam bases sólidas para entender e discutir sobre a questão racial no Brasil.
Boa noite e boas leituras sempre queridxs! ☕📚😍💜
Comentários
Postar um comentário