[Autor do mês de Fevereiro] Machado de Assis - Características poéticas em suas obras
Foto reprodução - Instagram: @cafecomlivrossp |
Olá leitorxs!!
✔ Hoje nós iremos falar um pouco sobre as produções de Machado de Assis, sendo um autor com caraterísticas tão diversas, tal característica vai se refletir na sua obra. Tendo produzido 10 romances, mais de 200 contos, 10 peças teatrais, mais de 600 crônicas, e cinco coletâneas compostas por sonetos e poemas. Dentre as suas obras podemos destacar: “Ressureição” (1872), “Histórias da Meia-Noite" (1873), “Helena” (1876), “Iaiá Garcia” (1878), “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), “Papéis Avulsos” (1882) “Quincas Borba” (1891) e “Dom Casmurro” (1899).
📌 Machado foi um dos representantes do Realismo brasileiro, embora especialistas e estudiosos dos seus textos não sejam unanimes acerca disso, pois, em suas obras podemos encontrar traços de várias escolas literárias anteriores a ela. É interessante notar em suas obras, a diferenciação que ele apresentava entre romances e contos, gêneros de maior destaque, enquanto nestes buscava mostrar o mundo em sua totalidade, naquele fazia um recorte, demonstrando os aspectos pertinentes à determinados grupos sociais.
📌 Em suas produções, trazia como temas centrais a sociedade em geral, escravidão, a mulher, papéis sociais, dentre outras. A sua originalidade está refletida em toda a sua trajetória, nunca se prendendo aos modelos literários da época.❓❓ Conhecem as obras do autor? Já leram alguma? Gostaram? Conta pra a gente!
Até o próximo post queridxs, boas leituras sempre!!☕📚😍💜
Comentários
Postar um comentário