[Autor do mês de Fevereiro] Papéis Avulsos I - Machado de Assis
Capa do livro - Editora Globo - Foto reprodução - Instagram: @cafecomlivrossp |
Olá leitorxs!
✔ Fevereiro está acabando e com ele, o nosso último post sobre o autor homenageado desse mês. Hoje trarei para vocês como indicação “Papéis Avulsos”, livro de contos de Machado de Assis, publicado pela primeira vez em 1882. Compõem essa obra as seguintes histórias: O alienista; Teoria do Medalhão; A Chinela turca; e Na arca. Cabe salientar que a publicação feita pela Editora Globo em 1997, dividiu a obra em dois livros “Papéis Avulsos I e II, em outro momento apresento a segunda parte da obra para vocês. Falarei um pouco sobre “O alienista”, que é um dos textos mais conhecidos e uma das minhas histórias favoritas do autor, apresentando uma pequena análise sobre ele.
📌 O enredo gira em torno do Dr. Simão Bacamartes, o alienista, que alcançou grande respeito na Europa com a sua profissão e resolve voltar para a sua cidade natal, Itaguaí-RJ, para se dedicar ainda mais ao seu trabalho. Chegando lá e passado um tempo na cidade casa-se com D.Evarista que “não era bonita e nem simpática”, mas, que ele julgava que lhe daria filhos saudáveis, não os tendo, Simão resolve estudar os transtornos mentais dos moradores da pequena cidade, fundando lá, uma casa de repouso chamada “Casa Verde”.
📌 O grande cerne da história é a crítica social presente em todo o texto. Com personagens diversos e com base no comportamento humano, o autor debate diversos temas como, ambição, egoísmo e política. Obra é narrada em terceira pessoa, carregada de humor e possui uma linguagem objetiva que busca compreender o comportamento humano em sua totalidade. Assim, Machado utiliza a literatura para mostrar com desprezo e ironia o homem como ele é, apresentando personagens “reais”, cheios de defeitos e fraquezas, como é o caso do protagonista, se opondo fortemente às características defendidas pelo Romantismo.
📌 É um texto de leitura muito fácil, embora, algumas vezes seja necessário recorrer ao dicionário por conta de palavras que usualmente não estão em nosso dia a dia. Mas, se tratando de Machado de Assis sempre vale a pena, principalmente por esse, ser considerado um dos melhores livros de contos dele.
❓❓ E vocês queridxs, gostam de contos? Já leram “O alienista”? Conta pra gente aqui nos comentários.
Boa noite e boas leituras sempre!! ☕📚😍💜
Comentários
Postar um comentário