[Autor do mês de Janeiro ] João Cabral de Melo Neto - Algumas características da sua poética
📌 Continuando o nosso projeto "autor (a) do mês", vamos conhecer um pouco sobre as características poéticas das obras de João Cabral de Melo Neto. No primeiro post entendemos que ele participou da terceira geração de poetas modernistas brasileiros, conhecida como a “Geração de 45”, e ficou conhecido como “poeta engenheiro” pelo rigor em suas produções. Observando as produções do autor, estudiosos dividem a sua poesia em duas vertentes principais: metalinguagem e participante.
📌João Cabral que ficou conhecido pela destreza e organização nas palavras, tendo o fazer poético comparados ao mesmo ofício de se construir uma casa, por isso, não é incomum encontrar diversos poemas dele, explicando a complexidade de construir a poesia, a isso é denominamos "metalinguagem".
📌 Outra característica importante das suas obras é a "poesia participante". Após a década de 1950, era comum que poetas e poetizas buscavam maneiras de inovar nas suas produções, o mesmo aconteceu com João Cabral de Melo Neto, primeiro pelo rigor da escrita, depois se interessando pelos problemas sociais, principalmente ligados ao Nordeste do país, desenvolvendo uma poesia crítica, preocupada em denunciar o sofrimento da população nordestina que sofria com a seca, a miséria e a fome.
📌Com características inovadoras, deixando de lado a subjetividade e o sentimentalismo que eram próprios da poesia da época, João Cabral de Melo Neto trouxe para os seus escritos a racionalidade, apresentando ao seu leitor (a) uma poesia concreta e irrefutável que o tornou um dos autores brasileiros mais importantes, lembrado e reconhecido ainda hoje pelo seu brilhantismo e seriedade para escrever.
Comentários
Postar um comentário