[Autor do mês de Janeiro] João Cabral de Melo Neto - Conhecendo o autor

João Cabral de Melo Neto - Foto Reprodução: Internet
Olá leitorxs!!

✔ Estava pensando em algumas novidades para o nosso blog e resolvi homenagear a cada mês autorxs diferentes, pois, mesmo se tratando de um espaço para falar sobre livros, nem sempre tenho a oportunidade de falar sobre autorxs que gosto. Escolhi os autorxs, primeiro por ser o mês do  seu aniversário, e segundo autorxs que eu tivesse alguma afinidade. Pensando nisso, esse mês de janeiro eu resolvi falar um pouco sobre João Cabral de Melo Neto e esse primeiro post conheceremos um pouco sobre a vida do autor.

João Cabral de Melo Neto - Foto Reprodução: Internet
📌 João Cabral de Melo Neto nasceu em 9 de janeiro de 1920, em Recife-PE. Poeta e diplomata, é considerado um dos grandes escritores brasileiros por toda a sua contribuição à literatura e vastidão de obras, tendo publicado em vida mais de 15 livros.

📌 Fez parte da terceira geração dos poetas modernistas brasileiros, conhecida como a “Geração de 45”, ficando mais conhecido como “poeta engenheiro” pelo rigor e organização das palavras em suas produções. Afastando dos ideais subjetivos, o poeta engenheiro prezava pela objetividade, escrevendo principalmente as coisas que estavam à sua volta, sem perder a sensibilidade, propondo um retorno aos versos regulares e às estruturas fixas na hora de fazer poesia, inovando na escrita e na linguagem.

João Cabral de Melo Neto - Foto Reprodução: Internet
📌 Dentre as suas obras podemos destacar “Pedra do sono” (1942), “A educação pela pedra” (1966) e “Morte vida severina” (1955), sendo a última sua obra mais famosa até os dias de hoje. Ganhou vários prêmios literários, entre os quais está o Prêmio Neustadt, um dos prêmios literários norte-americano mais importantes do mundo, o único brasileiro a ser agraciado com tal honraria. João Cabral de Melo Neto morreu no Rio de Janeiro em 9 de outubro de 1999.

✔ Espero que tenham gostado e na próxima semana trarei outro post falando um pouco mais sobre o autor para vocês. Até mais e boas leituras queridxs!! ☕️📚😍💜

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus