[Indicação] Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais - Cora Coralina

Capa do Livro - Global editora
O livro “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais” é o primeiro livro lançado da poetisa Cora Coralina e a inaugura como escritora no Brasil. foi publicado no ano de 1965, quando ela já tinha 75 anos de idade. Após a sua morte, diversas obras póstumas são editadas e publicadas, transformando-a em uma das principais escritoras brasileiras. 

Essa obra reúne vários poemas e tem como tema principal a cidade de Goiás. Aqui ela retrata de maneira belíssima, com o seu estilo inconfundível, as histórias vividas nos “Becos” de Goiás. A simplicidade dos temas retratados, as memórias do seu cotidiano que parecem tão aquém do que era considerado "belo" na sua época, se fundem e se transformam. Cenas que nos parecem triviais, viram temática e por meio de uma escrita simples, a escritora apresenta ao leitor, uma categoria literária encontrada em poucos autores. 

O livro está dividido em duas partes, compreendendo também uma sessão que traz informações diversas sobre o perfil e sobre a poética da autora. Por fim, é um livro que eu indico, principalmente para as pessoas que gostam de poesia, e para àqueles que tem interesse em conhecer um pouco mais dos autores brasileiros. 

Sobre a autora:


Cora Coralina - Foto Reprodução: Internet
Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas ou simplesmente Cora Coralina, nasceu na cidade de Goiás em 20 de agosto de 1889. Embora tenha começado a escrever seus primeiros versos aos 14 anos, seu primeiro livro só foi publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade, tornando-se uma das mais importantes escritoras brasileiras. Possui diversas obras publicadas, as quais podemos destacar “Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais” primeiro livro (1965), “Meu Livro de Cordel” (1976) e “Estórias da Casa Velha da Ponte” (1985), considerado por muitos estudiosos, a sua melhor obra. O seu acervo de publicações conta também com publicações póstumas “Meninos Verdes” (infantil, 1986), “Vila Boa de Goiás” (2001) entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus