[Indicação] O corno de si próprio e outros contos - Marquês de Sade
Capa do livro - Editora Hedra |
Apresento a vocês “O corno de si próprio e outros contos” autoria do Marquês de Sade. Esse livro faz parte da coleção “Série Erótica”, organizada pela Editora Hedra, com tradução de Plínio Augusto Coelho, publicado em 2009.
“O corno de si próprio e outros contos” é uma reunião de dez contos que narram, com muito sarcasmo e humor, a vida sexual dos defensores da moral e dos bons costumes da época. Nenhuma classe social escapava à língua do Marquês de Sade, embora, os seus grupos preferidos fossem os nobres e o clero, para ele, eram os protagonistas das mais variadas e loucas preferências sexuais. Os personagens, em sua maioria, denunciavam a hipocrisia que essa parcela da sociedade vivia, sempre travestidos pela postura de defensores da decência e da moral. Eu adoro Literatura Erótica e o Marquês de Sade é um dos grandes representantes desse gênero. É um livro que eu indico, principalmente àqueles que queiram iniciar a leitura dos textos dele.
Aos passageiros de primeira viagem, preciso alertá-los que os textos datam do final do século XVIII e início do século XIX, portanto, alguns costumes e práticas, consideradas ilegais hoje, naquela época, não existia lei que as proibissem. Cabe salientar também, que o termo “sadismo”, utilizado para definir desejo pela obtenção de prazer sexual por meio de sofrimento físico e humilhação de outrem, tem origem no nome do Marquês de Sade, pois esse, em seus textos, costumava descrever práticas sexuais em um clima de violência, com mutilações e assassinatos.
Ao contrário das suas obras mais famosas como “120 dias de Sodoma”, “Filosofia na alcova”, “Justine: ou os tormentos da virtude” entre outras, essa em questão, tem um teor mais humorístico, embora, ele utilize tal recurso para criticar e apontar os desvios sexuais cometidos pelos “denunciados”. É um livro tranquilo e curto, contendo apenas 112 páginas, dá pra ler em uma tarde e se divertir (ou ficar horrorizado) com os personagens descritos nos contos.
Comentários
Postar um comentário