[Discussão] Bibliomania e Bibliofilia do que se tratam esses termos?

Foto Reprodução: Instagram: @cafecomlivrossp
Olá leitorxs!! 


Hoje vou falar sobre um tema que talvez seja desconhecido por muitas pessoas, principalmente os amantes dos livros, eu mesmo só tomei conhecimento sobre a diferenças entre os termos há pouco tempo atrás, participando de uma conversa em um dos grupos que falam sobre livros aqui em São Paulo. Então, você sabe o que BIBLIOMANIA e BIBLIOFILIA? Eu, particularmente, achava que eram termos sinônimos, ou seja, ambos tinham o mesmo significado, engano meu, por isso, achei interessante apresentar essa discussão para vocês. 

Vamos começar conhecendo o sentido de BIBLIOMANIA. Esse termo está ligado a uma obsessão-compulsiva em comprar livros. A pessoa bibliomaníaca adora obter livros sem se preocupar em lê-los. O cerne desse “desequilíbrio” está em adquirir, o famoso “quanto mais melhor”, acarretando na obtenção de grandes quantidades de livros, sem quem esses tenham significado profundo para essa pessoa. 

Já a BIBLIOFILIA significa amor pelos livros. A grande diferença entre um termo e outro está na forma como a pessoa se relaciona com os livros. Nesse caso, além de colecioná-los, o bibliófilo tem uma preocupação em ler, guardando posteriormente ou não os livros, obtendo prazer que todo leitor ávido já conhece, ter um livro na mão e aproveitar tudo que ele pode nos proporcionar, como bem definiu Clarice Lispector em seu conto “Felicidade clandestina”... 

E vocês são Bibliomaníacos ou Bibliófilos?! Questão para pensar. Por hoje é isso queridxs, boa noite e boas leituras!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Diário de Bitita - Carolina Maria de Jesus

[Resenha] Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada – Carolina Maria de Jesus

[Frase] - Poema "O colono e o fazendeiro" - Carolina Maria de Jesus