[Discussão] Bibliomania e Bibliofilia do que se tratam esses termos?
Hoje vou falar sobre um tema que talvez seja desconhecido por muitas pessoas, principalmente os amantes dos livros, eu mesmo só tomei conhecimento sobre a diferenças entre os termos há pouco tempo atrás, participando de uma conversa em um dos grupos que falam sobre livros aqui em São Paulo. Então, você sabe o que BIBLIOMANIA e BIBLIOFILIA? Eu, particularmente, achava que eram termos sinônimos, ou seja, ambos tinham o mesmo significado, engano meu, por isso, achei interessante apresentar essa discussão para vocês.
Vamos começar conhecendo o sentido de BIBLIOMANIA. Esse termo está ligado a uma obsessão-compulsiva em comprar livros. A pessoa bibliomaníaca adora obter livros sem se preocupar em lê-los. O cerne desse “desequilíbrio” está em adquirir, o famoso “quanto mais melhor”, acarretando na obtenção de grandes quantidades de livros, sem quem esses tenham significado profundo para essa pessoa.
Já a BIBLIOFILIA significa amor pelos livros. A grande diferença entre um termo e outro está na forma como a pessoa se relaciona com os livros. Nesse caso, além de colecioná-los, o bibliófilo tem uma preocupação em ler, guardando posteriormente ou não os livros, obtendo prazer que todo leitor ávido já conhece, ter um livro na mão e aproveitar tudo que ele pode nos proporcionar, como bem definiu Clarice Lispector em seu conto “Felicidade clandestina”...
E vocês são Bibliomaníacos ou Bibliófilos?! Questão para pensar. Por hoje é isso queridxs, boa noite e boas leituras!
Comentários
Postar um comentário